Explicação dos termos

Para mais informações consulte www.bosch-professional.com/thermal.

A radiação térmica infravermelha é uma radiação eletromagnética emitida por qualquer corpo acima de 0 Kelvin (−273 °C). A quantidade de radiação depende da temperatura e do grau de emissão do corpo.

O grau de emissão de um objeto depende do material e da estrutura da sua superfície. Este indica quanta radiação térmica infravermelha o objeto emite comparativamente a um emissor térmico ideal (corpo preto, grau de emissão ε = 1) sendo consequentemente um valor entre 0 e 1.

Como ponte térmica é designado um local na parede exterior de um edifício no qual ocorre uma elevada perda térmica local devido à construção.

As pontes térmicas podem originar um elevado risco de formação de bolor.

A temperatura refletida são as radiações térmicas que não são emitidas pelo próprio objeto. Dependendo da estrutura e do material, as radiações ambiente refletem-se no objeto a medir e falsificam assim o verdadeiro resultado da temperatura.

A distância entre o objeto de medição e o instrumento de medição influencia o tamanho da área captada por píxel. Com uma maior distância do objeto pode captar objetos cada vez maiores.

Distância (m)

Tamanho do píxel infravermelho (mm)

Área infra­ver­melha lar­gura × altura (m)

0,5

3

–0,5 × 0,4

1

6

–1 × 0,75

2

12

–2,05 × 1,5

5

30

–5,1 × 3,8