Instruções de trabalho

Proteger os discos de serra contra golpes e pancadas.

Conduza a ferramenta elétrica uniformemente e com um leve impulso no sentido de corte, para obter uma boa qualidade de corte. Um avanço demasiado forte reduz a vida útil das ferramentas de trabalho e pode danificar a ferramenta elétrica.

A potência de serragem e a qualidade de corte dependem do estado e da forma dos dentes do disco de serra. Portanto só deverá utilizar discos de serra afiados e apropriados para o material a ser trabalhado.

A seleção correta do disco de serra depende do tipo de madeira, da qualidade da madeira e se são necessários cortes longitudinais ou transversais.

Cortes longitudinais em abeto são produzidas aparas em formato espiral.

O pó de faia e carvalho são especialmente prejudiciais para a saúde, por isso trabalhe sempre com aspiração de pó.

Nota: ao serrar plásticos, especialmente PVC, são produzidas aparas longas em formato espiral, que podem ter uma carga eletrostática. A expulsão de aparas (18) pode ficar entupida. É recomendável trabalhar com dispositivo de aspiração de pó.

Deslize a ferramenta elétrica ligada contra a peça e comece a serrar com cuidado. Em seguida, continue a trabalhar rapidamente e sem interrupção, para que os dentes de corte não colem de forma tão rápida.

  • Ao serrar materiais macios, respeite as recomendações e disposições legais do fabricante do material.

Materiais leves só devem ser cortados a seco e com dispositivo de aspiração de pó. Trabalhe sempre com o carril de guia (30) (acessório).

O aspirador tem de estar homologado para a aspiração de pó de pedra. A Bosch comercializa aspiradores apropriados.

Com a ajuda do carril de guia (30) pode efetuar cortes retos.

O lábio de borracha no carril de guia oferece uma proteção contra formação de aparas, que ao serrar derivados de madeira evita que a superfície lasque. A lâmina de serra tem de encostar com os dentes diretamente no lábio de borracha.

O lábio de borracha tem de ser adaptada ao disco de serra usado antes do primeiro corte com o carril de guia (30). Para isso, coloque o carril de guia (30) com todo o comprimento numa peça. Ajuste uma profundidade de corte de aprox. 9 mm e um ângulo reto de meia-esquadria. Ligue a serra circular e desloque-a uniformemente e com ligeiro avanço no sentido de corte.

Com a peça de ligação (31) podem ser colocadas duas calhas de guia. A fixação é feita com os quatro parafusos que se encontram na peça de ligação.

A ranhura estreita (50) integrada na placa de base (8) pode ser usada para as calhas de guia indicadas na página de acessórios. Coloque a serra na calha de guia e ajuste, se necessário, com os dois cursores deslizantes (45) a exatidão dimensional da serra e da calha de guia.
Para a adaptação da placa de base às calhas de guia com um perno de guia mais largo de alguns outros fornecedores, retire o acessório de plástico (44).

A guia paralela (46) permite cortes exatos ao longo da aresta da peça, ou seja, o corte de tiras iguais.

Introduza as barras de guia da guia paralela (46) através das guia na placa de base (8). Monte os parafuso de orelhas (47) de ambos lados como ilustrado na figura, mas ainda não aperte os parafusos de orelhas (47).

Ajuste a largura de corte desejada como valor de escala na respetiva marcação de corte (33) ou (32), ver Marcações de corte (ver figura B). Aperte os parafusos de fixação (47).

Para o processamento de peças maiores ou para cortar arestas a direito, pode fixar uma tábua ou uma ripa como encosto auxiliar na peça e introduzir a serra circular com a placa de base ao longo do encosto auxiliar.