Modos de operação

Os 3 modos de operação são possíveis nas posições horizontal e vertical do instrumento de medição.

Funcionamento rotativo
O funcionamento rotativo é especialmente recomendado na utilização do recetor laser. Pode selecionar entre várias velocidades de rotação.

Funcionamento de linha
Neste modo de operação o raio laser variável desloca-se num ângulo de abertura limitado. Deste modo, a visibilidade do raio laser é aumentada comparativamente ao funcionamento rotativo. Pode selecionar entre vários ângulos de abertura.

Funcionamento de ponto
Neste tipo de funcionamento é alcançada a melhor visibilidade do raio laser variável. Este tipo de funcionamento serve p. ex. para transferir alturas ou para verificar alinhamentos.

Os funcionamentos de linha e de ponto não são adequados para a utilização com o recetor laser (30).

Após cada ligação, o instrumento de medição encontra-se no funcionamento rotativo com velocidade de rotação padrão (300 r.p.m.).

Para comutar entre o funcionamento de linha e o funcionamento rotativo, prima a tecla de funcionamento rotativo (5) ou a tecla de funcionamento rotativo (20) do telecomando.

Para alterar a velocidade de rotação, prima a tecla de funcionamento rotativo (5) ou a tecla de funcionamento rotativo (20) do telecomando as vezes necessárias, até que a velocidade desejada seja alcançada.

Nos trabalhos com o recetor laser deve selecionar a velocidade de rotação mais elevada. Nos trabalhos sem o recetor laser, reduza a velocidade de rotação para uma melhor visibilidade do raio laser e utilize os óculos para visualização de raio laser (40).

Para comutar para o funcionamento de linha ou funcionamento de ponto, prima a tecla de funcionamento de linha (11) ou a tecla de funcionamento de linha (21) do telecomando.

O instrumento de medição muda para o funcionamento de linha com o ângulo de abertura mais pequeno.

Para alterar o ângulo de abertura, prima a tecla de funcionamento de linha (11) ou a tecla de funcionamento de linha (21) do telecomando as vezes necessárias, até que o modo de operação desejado seja alcançado. O ângulo de abertura é aumentado de nível para nível com cada pressão, em simultâneo é aumentada a velocidade de rotação em cada nível.

A seguir ao ângulo de abertura maior, o instrumento de medição muda após pequena oscilação para o funcionamento de ponto. Pressionar de novo a tecla para o funcionamento de linha (11) faz regressar ao funcionamento de linha com o ângulo de abertura mais pequeno.

Nota: Devido à inércia é possível que o laser oscile um pouco além dos pontos finais da linha laser.