Aspiração de pó/de aparas

Pós de materiais como por exemplo, tintas que contém chumbo, alguns tipos de madeira, minerais e metais, podem ser nocivos à saúde. O contacto ou a inalação dos pós pode provocar reações alérgicas e/ou doenças nas vias respiratórias do utilizador ou das pessoas que se encontrem por perto.
Certos pós, como por exemplo pó de carvalho e faia são considerados como sendo cancerígenos, especialmente quando juntos com substâncias para o tratamento de madeiras (cromato, produtos de proteção da madeira). Material que contém asbesto só deve ser processado por pessoal especializado.

Observe as diretivas para os materiais a serem processados, vigentes no seu país.

Aspiração integrada com caixa do pó (ver figuras A1A4)

Encaixe a caixa do pó (3) no bocal de sopro (10), até esta encaixar.

Para esvaziar a caixa do pó (3) puxe a mesma para baixo.

Antes de abrir a caixa do pó (3) deve bater com a mesma sobre uma base firme tal como representado na figura, para soltar o pó do elemento filtrante.

Agarre a caixa do pó (3) na pega, vire o elemento filtrante (11) para cima e esvazie a caixa do pó. Limpe as lamelas do elemento filtrante (11) com uma escova macia.

Aspiração externa (ver figura B)

Insira uma mangueira de aspiração (12) no bocal de aspiração (10).

Ligue a mangueira de aspiração (12) a um aspirador (acessório). Encontra um resumo da ligação aos diferentes aspiradores no final deste manual.

O aspirador de pó deve ser apropriado para o material a ser trabalhado.

Utilize um aspirador especial para aspirar pó que seja extremamente nocivo à saúde, cancerígeno ou seco.

Na Alemanha, o TRGS 553 (regulamento técnico para substâncias perigosas alemão) requer dispositivos de aspiração testados para pós de madeira, e a aspiração integrada não pode ser usada no setor comercial. Para outros materiais, o operador profissional deve esclarecer os requisitos especiais com a associação profissional responsável.