Controlo de exatidão do instrumento de medição

Verifique a precisão de nivelamento e visualização do instrumento de medição antes do início de qualquer trabalho, bem como após um transporte mais prolongado do instrumento de medição.

Alinhe o instrumento de medição com a ajuda dos parafusos de base (12) de modo a que a bolha de ar se encontre no centro do nível esférico de bolha de ar (7).

Rode o telescópio em 180°. Se a bolha de ar já não se encontrar no centro do nível esférico de bolha de ar (7), o nível esférico de bolha de ar tem de ser reajustado.

Coloque a bolha de ar do nível esférico de bolha de ar (7) rodando os parafusos de base (12) numa posição central entre a posição final do processo de verificação e o centro.

Com a ajuda da chave sextavada interior (17), rode os parafusos de ajuste (11) até que a bolha de ar se encontre no centro do nível esférico de bolha de ar.

Verifique o nível esférico de bolha de ar rodando o telescópio em 180°. Se necessário, repita o processo de ajuste ou entre em contacto com o serviço de assistência técnica da Bosch.

Após o alinhamento e focagem do instrumento de medição, meça a altura num ponto de referência. Pressione então o botão de bloqueio (8) do compensador e torne a soltá-lo. Meça novamente a altura no ponto de referência.

Se as duas alturas não coincidirem exatamente, solicite a reparação do instrumento de medição por um serviço de assistência técnica da Bosch.

Para a verificação necessita de um trajeto de medição de aprox. 30 m de comprimento. Coloque o instrumento de medição no centro e as balizas topográficas A e B nas duas extremidades do trajeto de medição.

Após o alinhamento e focagem do instrumento de medição, leia a altura nas duas balizas topográficas. Calcule a diferença d entre a altura a1 na baliza topográfica A e a altura b1 na baliza topográfica B.

Exemplo:
a1 = 1,937 m
b1 = 1,689  m
a1 – b1 = 1,937 m–1,689 m = 0,248 m = d

Coloque o instrumento de medição a uma distância de aprox. 1 m da baliza topográfica A. Após o alinhamento e focagem do instrumento de medição, leia a altura a2 na baliza topográfica A.

Subtraia o valor anteriormente calculado d da altura medida a2, para obter o valor nominal para a altura b2 na baliza topográfica B.

Meça a altura b2 na baliza topográfica B. Se o valor medido divergir mais do que 6 mm (GOL 20 D/G), 3 mm (GOL 26 D/G) ou 2 mm (GOL 32 D/G) do valor nominal calculado, o retículo tem de ser reajustado.

Exemplo:
a2 = 1,724 m
d = 0,248 m
a2 – d = 1,724 m–0,248 m = 1,476 m
GOL 20 D/G: a altura b2 tem de ser 1,476 m ± 6 mm durante a medição.
GOL 26 D/G: a altura b2 tem de ser 1,476 m ± 3 mm durante a medição.
GOL 32 D/G: a altura b2 tem de ser 1,476 m ± 2 mm durante a medição.

Desaperte a cobertura ocular (4). Com a ajuda do mandril de ajuste (18), rode o parafuso de ajuste (5) no sentido ou no sentido contrário ao dos ponteiros do relógio, até que na medição na baliza topográfica B o valor nominal calculado para a altura b2 seja alcançado.

Volte a enroscar a cobertura ocular (4).

Exemplo:
Na medição de b2 é necessário ajustar o valor 1,476 m.

Verifique novamente o retículo. Se necessário, repita o processo de ajuste ou entre em contacto com o serviço de assistência técnica da Bosch.