Exemplos de trabalhos

Coloque o instrumento de medição na posição horizontal sobre uma superfície firme ou monte-o sobre um tripé (32).

Trabalhar com tripé: alinhar o raio laser à altura desejada. Transferir ou controlar a altura no local alvo.

Trabalhar sem tripé: determinar a diferença de altura entre o raio laser e a altura no ponto de referência com a ajuda da placa-alvo para laser (41). Transferir ou controlar a diferença de altura medida no local alvo.

Se for necessário marcar ângulos retos ou alinhar paredes divisórias, tem de alinhar o ponto de prumo para cima (9) paralelamente, ou seja, à mesma distância em relação a uma linha de referência (p. ex. parede).

Para o efeito, coloque o instrumento de medição na posição vertical e posicione-o de modo a que o ponto de prumo para cima tenha um trajeto quase paralelo em relação à linha de referência.

Para o posicionamento exato, meça a distância entre o ponto de prumo para cima e a linha de referência diretamente no instrumento de medição com a ajuda da placa-alvo para laser (41). Meça novamente a distância entre o ponto de prumo para cima e a linha de referência à distância maior possível do instrumento de medição. Alinhe o ponto de prumo para cima de modo a que tenha a mesma distância em relação à linha de referência que na medição feita diretamente no instrumento de medição.

O ângulo reto em relação ao ponto de prumo para cima (9) é indicado através do raio laser variável (6).

Para visualizar uma linha vertical ou um plano vertical coloque o instrumento de medição na posição vertical. Se o plano vertical estiver em ângulo reto em relação à linha de referência (p. ex. parede), alinhe o ponto de prumo para cima (9) por esta linha de referência.

A linha vertical é indicada pelo raio laser variável (6).

Para alinhar a linha de laser vertical ou o nível de rotação, a um ponto de referência em uma parede, é necessário colocar o instrumento de medição na posição vertical e alinhar a linha de laser ou o nível de rotação aproximadamente ao ponto de referência. Para o alinhamento exato com o ponto de referência, rode o nível de rotação em volta do eixo vertical ver  Girar o nível de rotação na posição vertical (ver figura B).

No caso de condições de iluminação favoráveis (ambiente escuro) e em distâncias curtas é possível trabalhar sem recetor laser. Para uma melhor visibilidade do raio laser, selecione o funcionamento de linha ou o funcionamento de ponto e rode o raio laser para o local alvo.

No caso de condições de iluminação desfavoráveis ( ambiente claro, radiação solar direta) e a distâncias maiores, use o recetor laser (30) para detetar melhor o raio laser. Para trabalhos com o recetor laser, selecione o funcionamento rotativo com a velocidade de rotação mais elevada.

Ao medir a grandes distâncias, tem de ser usado o recetor laser (30) para detetar o raio laser. Para evitar interferências, o instrumento de medição deve ser colocado no centro da superfície de trabalho e num tripé.

O recetor laser (30) deve ser sempre utilizado no exterior.

Para trabalhos em solo instável, monte o instrumento de medição no tripé (32). Trabalhe apenas com a função de aviso de choque ativada, para evitar medições incorretas em caso de movimentos do solo ou estremecimento do instrumento de medição.